Missão

Sedeada no Convento de São Paulo da Serra d’Ossa, a fundação Henrique Leote tem como principal finalidade a recuperação, preservação e desenvolvimento da identidade cultural das populações raianas, em especial dos naturais e residentes no concelho do Redondo e o apoio ao desenvolvimento social, ambiental e cultural dos cidadãos. Mais, pretende ainda colaborar na conservação do Convento em que se encontra sedeada, criando nele um centro de atracção para a divulgação da história do concelho de Redondo. A manutenção de um auditório para promoção e realização de seminários, exposições, concertos e espetáculos materializa a prossecução da sua principal missão. A conservação da natureza tal como os monges da Serra d’Ossa a contemplaram é igualmente acarinhada pela fundação, assim como o apoio às actividades desportivas realizadas no concelho e na região.

O Instituidor

Henrique Coutinho Leote Tavares, Fundador/Instituidor, nascido a 10 de Fevereiro de 1936 dedica toda a sua vida ao restauro e manutenção do Convento de São Paulo da Serra d'Ossa. Melindrado com a possibilidade de tão importante património ser vetado ao público, decide no ano de 2000 preparar o seu legado para garantir o futuro do Convento.

Apostado em fazer do Convento um Espaço de Cultura e apoio às populações locais, funda a Fundação Henrique Leote.